Medidas básicas de proteção

Fique atento às informações mais recentes sobre o surto de COVID-19, disponíveis no site da OMS e por meio de sua autoridade nacional e local de saúde pública. A maioria das pessoas infectadas experimenta uma doença leve e se recupera, mas pode ser mais grave para outras pessoas. Cuide da sua saúde e proteja os outros, fazendo o seguinte:

Lave as mãos frequentemente
Limpe regularmente e cuidadosamente as mãos com um esfregão à base de álcool ou lave-as com água e sabão.

Por quê? Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool nas mãos mata vírus que podem estar nas suas mãos.

Manter o distanciamento social
Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.

Por quê? Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter vírus. Se você estiver muito próximo, poderá respirar as gotículas, incluindo o vírus COVID-19, se a pessoa que tossir tiver a doença.

Evite tocar nos olhos, nariz e boca
Por quê? As mãos tocam muitas superfícies e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí, o vírus pode entrar no seu corpo e deixá-lo doente.

Pratique a higiene respiratória
Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou o tecido dobrado quando tossir ou espirrar. Em seguida, descarte o tecido usado imediatamente.

Por quê? Gotas espalham vírus. Ao seguir uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus como resfriado, gripe e COVID-19.

Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico cedo
Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico e ligue com antecedência. Siga as instruções da sua autoridade sanitária local.

Por quê? As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área. Ligar com antecedência permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo. Isso também irá protegê-lo e ajudar a evitar a propagação de vírus e outras infecções.

Mantenha-se informado e siga as recomendações do seu médico
Mantenha-se informado sobre os últimos desenvolvimentos sobre o COVID-19. Siga as recomendações do seu médico, da sua autoridade nacional e local de saúde pública ou do seu empregador sobre como proteger a si e aos outros do COVID-19.

Por quê? As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre se o COVID-19 está se espalhando em sua área. Eles estão em melhor posição para aconselhar sobre o que as pessoas na sua área devem fazer para se proteger.

Medidas de proteção para pessoas que estão ou visitaram recentemente (há 14 dias) áreas em que o COVID-19 está se espalhando
Siga as orientações descritas acima.
Fique em casa se começar a se sentir mal, mesmo com sintomas leves, como dor de cabeça e corrimento nasal leve, até se recuperar. Por quê? Evitar o contato com outras pessoas e as visitas às instalações médicas permitirá que essas instalações funcionem com mais eficácia e ajudará a proteger você e outras pessoas contra possíveis COVID-19 e outros vírus.
Se você desenvolver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure orientação médica imediatamente, pois isso pode ocorrer devido a uma infecção respiratória ou outra condição séria. Ligue com antecedência e informe seu provedor de qualquer viagem recente ou entre em contato com os viajantes. Por quê? Ligar com antecedência permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo. Isso também ajudará a evitar a possível propagação do COVID-19 e outros vírus.

Quando usar uma máscara?

Se você é saudável, você só precisará usar uma máscara se estiver cuidando de uma pessoa com suspeita de infecção por 2019-nCoV.
Use uma máscara se estiver tossindo ou espirrando.
As máscaras são eficazes somente quando usadas em combinação com a limpeza frequente das mãos com álcool ou água e sabão.
Se você usa uma máscara, deve saber como usá-la e descartá-la adequadamente.
Quando e como usar máscaras médicas para proteger contra o coronavírus
Antes de colocar uma máscara, limpe as mãos com um sabonete à base de álcool ou água e sabão.
Cubra a boca e o nariz com a máscara e verifique se não há espaços entre o rosto e a máscara.
Evite tocar na máscara enquanto a estiver usando; se o fizer, limpe as mãos com um sabonete à base de álcool ou água e sabão.
Substitua a máscara por uma nova assim que estiver úmida e não reutilize máscaras de uso único.
Para remover a máscara: remova-a por trás (não toque na frente da máscara); descartar imediatamente em uma lixeira fechada; limpe as mãos com álcool ou água e sabão à mão.

Coronavírus (COVID-19): Cuidados e precauções em casa

Os médicos podem recomendar atendimento domiciliar se alguém da sua família:

  • tem coronavírus (COVID-19)
  • foi testado para COVID-19 e aguarda os resultados
  • tem sintomas de gripe (como febre, tosse e dores musculares)

Qualquer pessoa doente – mesmo que não tenha certeza de que tem coronavírus (COVID-19) – deve ficar em casa, a menos que precise de cuidados médicos. Isso ajuda a impedir que a doença se espalhe para outras pessoas.

O que devemos fazer em casa?
Para proteger outras pessoas em casa, alguém que esteja doente deve:

Tanto quanto possível, mantenha-se afastado de outras pessoas e animais de estimação em sua casa.
Use uma máscara facial (se você tiver uma) se elas estiverem perto de outras pessoas.
Cubra a tosse e espirre com um lenço de papel, jogue-o fora e lave as mãos imediatamente. Lave com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou use um desinfetante para as mãos à base de álcool.
Se possível, fique em um quarto e use um banheiro separado das outras pessoas da casa.
Use pratos, copos, xícaras e utensílios de cozinha separados e não os compartilhe com outros membros da família. Após o uso, passe-os pela máquina de lavar louça ou lave com água e sabão muito quente.
Use roupas de cama e toalhas separadas e não as compartilhe com outros membros da família.
Além disso:

Verifique se os espaços compartilhados em casa têm um bom fluxo de ar. Você pode abrir uma janela ou ligar um filtro ou ar condicionado.
Não permita que visitantes entrem em sua casa. Isso inclui crianças e adultos.
Todos os membros da família devem lavar as mãos bem e com frequência. Lave com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou use um desinfetante para as mãos à base de álcool.
Lave as roupas, as roupas de cama e as toalhas da pessoa doente com detergente na temperatura mais quente possível. Use luvas ao manusear suas roupas, se possível. Lave bem as mãos após manusear a roupa (mesmo que use luvas).
Todos os dias, use um limpador doméstico ou um pano para limpar coisas que são muito tocadas. Isso inclui maçanetas, interruptores de luz, brinquedos, controles remotos, alças de pia, balcões e telefones. Mantenha os brinquedos de uma criança doente separados de outros brinquedos, se possível.
Para proteger outras pessoas da sua comunidade:

A pessoa que está doente deve ficar em casa, a menos que precise de cuidados médicos .
Outros membros da família também podem precisar ficar em casa. Siga as instruções do seu médico, departamento de saúde local ou do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) sobre quem deve ficar em casa e por quanto tempo.
Se você precisar sair de casa, limite a exposição a outras pessoas e tente manter pelo menos 2 metros de distância entre você e os outros.
Diga a outras pessoas que estavam perto da pessoa doente. Seu departamento de saúde local ou estadual pode ajudá-lo se você não tiver certeza de quem deve ser notificado.
Quando devo ligar para o médico?
Se a pessoa que você está cuidando parece estar ficando mais doente, ligue para seu médico imediatamente. Informe o médico sobre seus sintomas e se eles foram testados para coronavírus (COVID-19).

Se eles precisam ir ao médico:

A pessoa deve usar uma máscara facial.
Mantenha os tecidos à mão, caso precisem tossir ou espirrar.
Vá para a sala de emergência se a pessoa tiver dificuldade em respirar, estiver confusa ou com muito sono. Ligue com antecedência e diga a eles seus sintomas e se eles foram testados para o coronavírus.
O que mais eu devo saber?
Se você estiver cuidando de alguém com coronavírus ou com sintomas de coronavírus, continue tomando essas precauções até que seu médico ou departamento de saúde local diga que é seguro parar de fazê-lo.

Pode ficar muito solitário e chato para crianças doentes e que precisam ficar em casa. Enquanto estão separados da família, colegas e amigos, as crianças que se sentem bem o suficiente podem querer:

Fale ao telefone ou faça uma vídeo chamada com a família e os amigos.
Envie mensagens de texto ou use outros aplicativos de mensagens para conversar com familiares e amigos.
Jogue jogos online que os permitam brincar com outras crianças em casa.
Faça quebra-cabeças ou Legos. Mantenha-os limpos e mantenha-os separados de outros brinquedos em casa.
Limpe os itens usados ?? Pela pessoa doente (como telefones e computadores) antes que outros membros da família os usem.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

×